Trekking: 10 trilhas espetaculares para ir a pé

14 de setembro de 2015

Precisa de uma forcinha para enfrentar um trekking "perrenguento" de vários dias no meio do mato, sem banheiro, sem cama, sem roupa limpa, sem comida quentinha?

O diagnóstico é fácil. Você precisa da maior motivação dos trilheiros pelo mundo: o visual alucinante do planeta Terra, que a gente só vê depois de longas caminhadas na natureza. Veja as fotos acima e inspire-se para a sua próxima aventura!

GR20 (França)

A trilha de 200 quilômetros atravessa toda a ilha de Córsega e liga Calenzana, na Balagne, a Conca, ao norte de Porto Vecchio. É conhecida pelos diversos cenários que aparecem ao longo do caminho: florestas, lagos glaciais, picos nevados, planícies, crateras criadas pela ação dos ventos e planícies de gelo. Criado em 1972, o percurso traz subidas e descidas e trechos cheios de pedras e rochas escorregadias.

GR20 Frana 3R TURFoto: Thinkstock


Trilha Inca (Peru)

A antiga trilha aberta pelos incas, que leva ao vale sagrado de Machu Picchu, hoje é percorrida por milhares de aventureiros que encontram montanhas com picos congelados, florestas altas, ruínas e penhascos ao longo do caminho. Julho é o mês mais recomendado para encará-la por ser uma época seca e sem chuva. O trajeto clássico tem aproximadamente 45 quilômetros e dura quatro dias. No entanto, existem opções de trilhas mais curtas (dois dias, por exemplo). O mal de altitude é o principal vilão para os aventureiros, que normalmente é combatido mascando folhas de coca.

Trilha Inca Peru 3R TURFoto: Thinkstock


Caminho da Morte - Monte Huashan (China)

A trilha repleta de subidas totalmente verticais e caminhos perigosos está localizada no Monte Huashan, a 120 quilômetros da cidade Xi'an, na província de Shaanxi. No final do percurso, está um famoso templo taoísta construído no século 2 a.c. e situado a mais de dois mil metros de altura. No trajeto, de aproximadamente seis quilômetros, os aventureiros encontram longas escadarias, trilhas de madeira, pontes em precipícios e atravessam locais agarrados a correntes.

Caminho da Morte - Monte Huashan China 3R TURFoto: Creative commons/Flickr/Alessandro Vernet


Rota do Che (Bolívia)

Criada em 2007 pelo governo boliviano, a "Ruta del Che" leva o visitante aos últimos lugares onde esteve o guerrilheiro Ernesto Che Guevara antes de seu grupo ser emboscado pelo exército boliviano, no cânion de Quebrado del Yuro, em 1967. A "rota" começa na cidade de Vallegrande (seis horas de Santa Cruz de la Sierra) e passa, entre outros, pelo hospital Señor de Malta, onde o corpo do guerrilheiro foi exposto após fuzilamento, refaz o caminho que Che passou ao ser ferido e aprisionado, incluindo Quebrado del Yuro, e a escola onde foi fuzilado.

Rota do Che Bolvia 3R TURFoto: Creative commons/Wikipedia/Augusto Starita


Campo Base do Monte Everest (Nepal)

O Campo Base da maior montanha do mundo é um dos percursos para trekking mais procurados por aventureiros. A trilha saindo de Lukla, no Himalaia, até o Campo Base de Nepal costuma ser feita em 16 dias, chegando a uma altitude de cerca de 5.500 metros. Vilarejos com monastérios budistas, florestas e vistas deslumbrantes são os principais atrativos da caminhada.

Campo Base do Monte Everest Nepal 3R TURFoto: Creative commons/Flickr/Kyle Taylor


Pays Dogon (Mali)

A trilha que percorre a região "do povo Dogon", conhecido por seus dançarinos mascarados, pode durar até 10 dias e leva aos penhascos da falésia de Bandiagara, que servia de refúgio natural para os dogons. Lá, eles construíam casas feitas de argila, palha e esterco bovino, quase imperceptíveis à distância e acessíveis apenas escalando as rochas.

Pays Dogon Mali 3R TURFoto: Thinkstock


Narrows (Estados Unidos)

Mais da metade da caminhada de 26 quilômetros pelos cânions do Zion National Park, em Utah (EUA), é feito em águas rasas e, algumas vezes, nadando pelo rio Virgin. A corrente é rápida, a água é fria e as pedras sobre o rio são bastante escorregadias. Além dos cânions, é possível observar jardins suspensos, fontes naturais e grutas de arenito.

Narrows Estados Unidos 3R TURFoto: Thinkstock


Glaciar Baltoro e K2 (Paquistão)

Um imenso corredor de gelo leva ao segundo maior pico do mundo, o K2, no Paquistão. O caminho que começa seguindo rios gelados leva até 15 dias para ser completado e passa por glaciares e montanhas de granito que chegam a ter mais de seis mil metros de altura.

Glaciar Baltoro e K2 Paquisto 3R TURFoto: Creative commons/Flickr/Maria Ly


Parque Nacional Aparados da Serra (Santa Catarina, Rio Grande do Sul)

A Trilha do Rio do Boi passa dentro da fenda do Cânion do Itaimbezinho (foto), no Parque Nacional Aparados da Serra, que fica na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São 12 quilômetros de caminhada atravessando pedras e andando por dentro do Rio do Boi. Durante o percurso, é possível explorar os 5,8 quilômetros de extensão e os 720 metros de profundidade do cânion. A trilha começa na cidade de Praia Grande (SC).

Parque Nacional Aparados da Serra Santa Catarina Rio Grande do Sul 3R TURFoto: Creative commons/Flickr/Tiago Pádua


Parque Nacional da Serra da Bocaina (São Paulo, Rio de Janeiro)

A Trilha do Ouro é o mais famoso atrativo do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com trechos de piso pé-de-moleque, cachoeiras e contato direto com a Mata Atlântica. A partir da portaria do parque são três dias de caminhada, começando com 23 quilômetros e duas cachoeiras para contemplação. Depois outros 10 quilômetros no segundo dia, com vista para a Cachoeira dos Veados e 18 quilômetros no terceiro, onde concentra o calçamento pé-de-moleque e a mata mais fechada.

Parque Nacional da Serra da Bocaina So Paulo Rio de Janeiro 3R TURFoto: Creative commons/Flickr/Glauco Umbelino


Fonte

E você, tem interesse pelo turismo de aventura?

Entre em contato conosco, ficaremos felizes em atendê-lo(a).

3R TUR - Sua Viagem, Nosso Compromisso!

 

Compartilhe!

Powered by CoalaWeb

Contate-nos

Já sabe seu destino? Fale conosco!

Deixe-nos a sua sugestão de viagem que nossa equipe estará preparada e disposta para melhor ajudá-lo(a) e retornará o contato o mais rápido possível.

Se prefirir envie um e-mail para:

Leandro
leandro@3rtur.com.br

Nuno
nuno@3rtur.com.br

Thiago
thiago@3rtur.com.br

Financeiro
financeiro@3rtur.com.br

Whatsapp
Leandro: (11) 99504-6972
Nuno: (11) 99845-7121
Thiago: (11) 98608-9951

Facebook
www.facebook.com/3rtur