7 lugares que você precisa visitar em Belo Horizonte

28 de outubro de 2015

Belo Horizonte, ou Beagá para os mais íntimos, tem um pedacinho do interior dentro da cidade grande. Pisar na capital de Minas Gerais é ter a sensação do aconchego que os mineiros sabem proporcionar como ninguém, da simpatia até a comida farta e extremamente saborosa.

Mas nem só de fogão de lenha e belas montanhas vive essa terra, que já foi palco de tantos eventos importantes para a história do Brasil. Minas também é sinônimo de cultura e diversidade, com bons causos por trás de cada uma de suas atrações. Na Praça da Liberdade, edifícios disputam a atenção com centros culturais. Na complexo da Lagoa da Pampulha, é notável a boa influência que Juscelino Kubitschek teve para a cidade. Isso só pra citar alguns exemplos.

Confira 7 lugares imperdíveis para se visitar em BH:

Mirante do Mangabeiras

Aberto em 2013, totalmente reestruturado, o mirante é cercado por uma área verde bem cuidada para atender aos visitantes. Do alto, é possível ter uma visão panorâmica e privilegiada de Belo Horizonte - onde é possível, inclusive, avistar algumas montanhas. Programa ideal para um final de tarde, o lugar oferece um cenário inesquecível ao cair do pôr-do-sol.

Mirante do Mangabeiras BH 3R TURFoto: Camila Honorato


Museu de Arte da Pampulha

Ponto de partida para o passeio do Complexo da Lagoa da Pampulha, o museu reveza exposições temporárias com um acervo fixo. No passado, a construção serviu como um cassino, encomendado por Juscelino Kubitschek ao arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1940. Até hoje, é possível mergulhar no tempo dentro do lugar, que ainda abriga o teatro e a pista de dança daquela época, palco de eventos da alta sociedade.

Museu de Arte da Pampulha BH 3R TURFoto: Rodrigo Denúbila/Wikimedia Commons


Igreja de São Francisco de Assis

Popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha, a capela foi alvo de polêmicas: entre 1945 e 1959, a Igreja Católica se recusou a reconhecê-la, visto que seu projeto arquitetônico, assinado pelo ateu Oscar Niemeyer, pouco lembrava as tradicionais igrejas barrocas do estado. Seu interior ainda abriga as pinturas pouco convencionais e cheias de símbolos ocultos de Cândido Portinari. Hoje, ela é um dos pontos turísticos mais visitados da capital.

Igreja de So Francisco de Assis BH 3R TURFoto: Marcelo Rosa


Mineirão

Parada obrigatória na cidade, o estádio é considerado pelos mineiros como um verdadeiro patrimônio. Inaugurado em 1965, ele acompanhou a ascenção de dois grandes clubes no futebol brasileiro: Atlético-MG e Cruzeiro. Reformado para a Copa do Mundo de 2014, o Mineirão serve não só como palco de eventos esportivos: ele abriga o Museu Brasileiro do Futebol, que abriga objetos históricos e recursos audiovisuais para contar a história do esporte.

Mineiro BH 3R TURFoto: Luan S.R./Wikimedia Commons


Mercado Central

Construído em 1939 com o intuito de ser um Mercado Municipal, o lugar foi comprado por comerciantes e mudou de identidade, mas segue como uma verdadeira síntese da cultura mineira. Aqui, é possível encontrar de tudo um pouco, como frutas, ervas, flores e produtos de artesanato. Vale dar uma pausa para almoçar em um dos restaurantes do local, como o Casa Cheia. Vencedor do Comida di Buteco e especializado em comida mineira, ele tem uma variedade de pratos peculiares.

Mercado Central BH 3R TURFoto: belohorizonte.mg.gov.br


Paróquia Nossa Senhora de Boa Viagem

Construída na rota dos tropeiros, que passavam pelo local para chegar até Ouro Preto, a igreja já foi uma pequena capela, encomendada pelo português Francisco Homem Del Rey como uma homenagem à estátua da santa padroeira dos navegantes que trazia consigo. Com o passar dos anos, a quantidade de fiéis que a frequentavam tornou necessária uma reforma e ampliação. Erguida em estilo neogótico, a paróquia tornou-se um patrimônio cultural, além de possuir uma das melhores acústicas da cidade.

Parquia Nossa Senhora de Boa Viagem BH 3R TURFoto: Camila Honorato


Praça da Liberdade

Cercada por belos edifícios e atrações culturais, a Praça da Liberdade é a síntese de todo o planejamento da capital mineira. Ao contrário de Ouro Preto, a cidade foi totalmente pensada por seus fundadores e tinha por intuito fazer jus ao conceito de "Capital da Liberdade" - uma alusão à filosofia de que é a República que traz a liberdade ao povo. Não à toa, a cidade é um ponto importante da política do estado.

Praa da Liberdade BH 3R TURFoto: abihmg.com.br


Fonte

E você, já conhece a capital mineira?

Que tal pensar neste roteiro para suas próximas férias junto com as cidades históricas?

Fale conosco, temos excelente preços e pacotes. Ficaremos feliz em antedê-lo(a).

3R TUR - Sua Viagem, Nosso Compromisso!

 

Compartilhe!

Powered by CoalaWeb

Contate-nos

Já sabe seu destino? Fale conosco!

Deixe-nos a sua sugestão de viagem que nossa equipe estará preparada e disposta para melhor ajudá-lo(a) e retornará o contato o mais rápido possível.

Se prefirir envie um e-mail para:

Leandro
leandro@3rtur.com.br

Nuno
nuno@3rtur.com.br

Thiago
thiago@3rtur.com.br

Financeiro
financeiro@3rtur.com.br

Whatsapp
Leandro: (11) 99504-6972
Nuno: (11) 99845-7121
Thiago: (11) 98608-9951

Facebook
www.facebook.com/3rtur